100%

Prefeitos visitam a CNM para consultas com Áreas Técnicas e relacionamento institucional

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu a visita de seis prefeitos na manhã desta quinta-feira, 9 de março. A maioria foi em busca de orientações com as diversas Áreas Técnicas da entidade, como Turismo, Jurídico e Educação. Outros, aproveitando que estavam em Brasília (DF) para agenda política, apareceram para visita de cortesia e aproveitaram para conhecer a nova sede da Confederação.

O Prefeito de Santa Bárbara (MG), Léris Felisberto Braga, esteve no Seminário Novos Gestores promovido pela Confederação no ano passado. Na ocasião, ele conheceu alguns sistemas no portal da entidade voltados exclusivamente aos Municípios contribuintes da CNM. Este foi, basicamente, o principal motivo de sua vinda, uma vez que sanou dúvidas sobre estes sistemas. Além disso, o gestor aproveitou para pegar sua carteirinha de prefeito de Município contribuinte.

O Prefeito de Grão Pará (SC), Márcio Borba, acompanhado do vice-prefeito Ademir Bonetti, conversou com a Área Técnica de Turismo. Seu Município fica entre a serra catarinense e o litoral do Estado. Assim, ele quis orientações sobre como fomentar o turismo na cidade aproveitando-se dessa localização geográfica. “Pretendo fazer uma ponte no Município para melhorar a mobilidade e o acesso às regiões turísticas. E a CNM nos ajuda em informações sobre como buscar os recursos”. O prefeito também foi atendido pela Área Técnica de Habitação.

Diretor da Associação Mineira de Municípios (AMM) e Prefeito de Andradas (MG), Rodrigo Lopes esteve na CNM em busca de assistência jurídica. Entre outros temas, ele quis saber como agir para recuperar recursos financeiros do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), hoje, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Quem também recebeu consultoria jurídica foi o Prefeito de Cássia (MG), Marco Arantes. Ele estava acompanhado de assessores e afirmou que todos vieram para, entre outras razões, conhecerem melhor a CNM. “O foco principal desta reunião é fazer com que o meu secretariado entenda a estrutura da Confederação e a possibilidade que ela pode levar para o Município em termos de tecnologia, expertise, troca de ideias. Eu já tive um contato com a entidade no Seminário Novos Gestores e fiquei impressionado com o que vi”.

A Prefeita de Natividade da Serra (SP), Maria de Lurdes Carvalho, que percorreu gabinetes e repartições na Esplanada dos Ministérios para tratar de assuntos de seu Município veio com assessores à CNM para pegar sua carteirinha de prefeita de Município Contribuinte da entidade. O Prefeito de Ibitiúra de Minas (MG), José Tarcísio Raymundo, também veio pegar sua carteirinha, assim como o Prefeito de Cacimbas (PB), Geraldo Terto da Silva.

Outras visitas
Na tarde de quarta-feira, 8 de março, outro grupo de prefeitos esteve na Confederação para tratativas nas Áreas Técnicas. O Prefeito de São João do Pau d\'Alho (SP), Fernando Barberino, recebeu atendimento relacionado a Finanças e pegou sua carteirinha.

Já o Prefeito de Nova Guataporanga (SP), Vagner Alves de Lima, atualizou dados cadastrais na entidade e também foi atendido pela Área Técnica de Finanças, assim como o Prefeito de Sancrerlândia (GO), Itamar Leão. Ainda, um grupo de nove vereadores de Bombinhas (SC) pegou na CNM suas Carteiras Nacionais de Vereadores.

XX Marcha
Todos os gestores foram unânimes em reconhecer a importância da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios como a maior mobilização do País em prol das pautas municipalistas. Eles disseram que virão para a vigésima edição, confirmada para 15 a 18 de maio.

Clique aqui para fazer a sua inscrição e ver mais informações sobre o evento.


Fonte: Portal CNM - Confederação Nacional de Municípios

Notícias

Turismo é responsável por 8% da economia, participação no PIB cresce
Turismo é responsável por 8% da economia, participação no PIB cresce

A participação do Turismo no Produto Interno Bruto (PIB) nacional cresceu, nos últimos anos, e o setor já é responsável por mais de 8% da economia, com a cerca de 7 milhões de trabalhadores empregados. Os números foram mostrados pelo estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), que evidência o discurso e o trabalho da Confederação Nacional de Municípios (CNM), no sentido de mostrar os benefícios do setor para a economia e para a geração de...

Confederação apresenta emendas ao projeto que cria a Gestão Compartilhada
Confederação apresenta emendas ao projeto que cria a Gestão Compartilhada

Proposta com o objetivo de facilitar o acompanhamento orçamentário, financeiro e físico da execução de obras, da prestação de serviços públicos e da aquisição de materiais e equipamentos pelo cidadão acaba de receber contribuição da Confederação Nacional de Municípios (CNM) a fim de garantir a execução por parte da administração municipal. Por meio de uma articulação com o líder do maior bloco partidário da Câmara dos Deputados, o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA),...

Dia da Mulher: planejamento com enfoque em gênero torna espaços públicos mais seguros e inclusivos
Dia da Mulher: planejamento com enfoque em gênero torna espaços públicos mais seguros e inclusivos

Planejar as cidades e desenvolver espaços públicos sob uma perspectiva de gênero pode parecer complexo e até restritivo, mas alguns exemplos na América Latina e do Norte, incluindo o Brasil, têm mostrado como tornar os centros urbanos mais seguros e inclusivos para as mulheres. Segundo o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, as ações podem começar com a reavaliação da infraestrutura e de elementos como sinalização, visibilidade ou vigilância, que impactam diretamente...

Programas de erradicação da pobreza podem ser avaliados por índice multidimensional
Programas de erradicação da pobreza podem ser avaliados por índice multidimensional

Um critério técnico para avaliar o cumprimento pelo Brasil da erradicação da pobreza, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pode ser criado se o Projeto de Lei (PL) 218/2019 for aprovado pelo Congresso e sancionado pela presidência da República. A proposição determina que os resultados dos projetos criados pelo governo, com essa finalidade, sejam medidos e monitorados por índice multidimensional da pobreza. O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas...