100%

Consórcio Intermunicipal em Santa Catarina aumenta qualidade de produto ofertado por agricultores familiares

Preservar os ecossistemas terrestres, as florestas e a biodiversidade já existentes, além de amenizar os danos já causados durante os anos. Isso é o que trata o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15. Pensando nisso, o ODS 15 chama a atenção para a importância de cuidar para evitar novos desmatamentos, além da preservação da biodiversidade e o cuidado com espécies ameaçadas.

Contribuindo para essas melhorias, sete Municípios de Santa Catarina se uniram e formaram o Consórcio Iberê. A união entre os Municípios de Cordilheira Alta, Chapecó, Guatambu, Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Águas de Chapecó e São Carlos pretende, ainda, proteger, restaurar e preservar áreas da mata ciliar com intervenções construídas coletivamente, envolvendo as vertentes comunitária e institucional.

A conselheira executiva do Consórcio Intermunicipal, Sílvia Valdez, ressalta que a participação de todos, comunidade, agricultores familiares e Municípios foi item fundamental para que o projeto alcançasse resultados significativos. “Primeiro foi necessário realizar uma promoção do problema, fazendo com que ele fosse considerado problema para todos. Com isso, vira realidade e todo mundo considera como um problema que cabe a todos. Feito isso, há o levantamento do diagnóstico muito rápido para saber da situação. Isso se torna o instrumento para tomar a decisão. Em seguida, estabelecemos um cronograma de trabalho compartilhado entre todos, com agenda, origem de recursos, entre outros”, explica.

“Todo esse trabalho é realizado de forma bem formal, convocando Assembleia, registrando atas e apresentando as responsabilidades compartilhadas, de onde vem o recurso financeiro, além dos desdobramos das atividades simultaneamente em sete cidades. Não dá para postergar datas. Faz-se o trabalho, acompanha-se a ação. E ao final celebramos os resultados com os agricultores”, finaliza.

Para tanto, foram construídas cercas de isolamento, retirados animais das áreas próximos a cursos d’água, além de realizar plantio de árvores nativas e frutíferas nos principais mananciais de abastecimento público dos Municípios integrantes do Consórcio. “O que acontece hoje é que os agricultores familiares perceberam que a qualidade do leite da vaca é melhor, porque ela bebe uma água melhor. A partir de então, quando se tem os primeiros resultados, o depoimento é de agricultor para agricultor”, completa Sílvia.

Até o fim de 2017, o projeto beneficiou 355 famílias, resultando em 223 hectares de áreas protegidas.

ODS 15

A Confederação Nacional de Municípios reforça a importância de os Municípios promoverem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na sua localidade. No caso do ODS 15, A CNM lembra que os governos locais têm um papel como provedores de serviços (especialmente água, saneamento e gestão de resíduos sólidos), somado à sua capacidade de incentivar mudanças de comportamentos nas comunidades. São os mais adequados para articular cooperações com o setor privado e as comunidades para uma gestão integrada da biodiversidade e dos ecossistemas.

Veja mais sobre os ODS aqui


Fonte: Portal CNM - Confederação Nacional de Municípios

Notícias

Turismo é responsável por 8% da economia, participação no PIB cresce
Turismo é responsável por 8% da economia, participação no PIB cresce

A participação do Turismo no Produto Interno Bruto (PIB) nacional cresceu, nos últimos anos, e o setor já é responsável por mais de 8% da economia, com a cerca de 7 milhões de trabalhadores empregados. Os números foram mostrados pelo estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), que evidência o discurso e o trabalho da Confederação Nacional de Municípios (CNM), no sentido de mostrar os benefícios do setor para a economia e para a geração de...

Confederação apresenta emendas ao projeto que cria a Gestão Compartilhada
Confederação apresenta emendas ao projeto que cria a Gestão Compartilhada

Proposta com o objetivo de facilitar o acompanhamento orçamentário, financeiro e físico da execução de obras, da prestação de serviços públicos e da aquisição de materiais e equipamentos pelo cidadão acaba de receber contribuição da Confederação Nacional de Municípios (CNM) a fim de garantir a execução por parte da administração municipal. Por meio de uma articulação com o líder do maior bloco partidário da Câmara dos Deputados, o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA),...

Dia da Mulher: planejamento com enfoque em gênero torna espaços públicos mais seguros e inclusivos
Dia da Mulher: planejamento com enfoque em gênero torna espaços públicos mais seguros e inclusivos

Planejar as cidades e desenvolver espaços públicos sob uma perspectiva de gênero pode parecer complexo e até restritivo, mas alguns exemplos na América Latina e do Norte, incluindo o Brasil, têm mostrado como tornar os centros urbanos mais seguros e inclusivos para as mulheres. Segundo o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, as ações podem começar com a reavaliação da infraestrutura e de elementos como sinalização, visibilidade ou vigilância, que impactam diretamente...

Programas de erradicação da pobreza podem ser avaliados por índice multidimensional
Programas de erradicação da pobreza podem ser avaliados por índice multidimensional

Um critério técnico para avaliar o cumprimento pelo Brasil da erradicação da pobreza, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pode ser criado se o Projeto de Lei (PL) 218/2019 for aprovado pelo Congresso e sancionado pela presidência da República. A proposição determina que os resultados dos projetos criados pelo governo, com essa finalidade, sejam medidos e monitorados por índice multidimensional da pobreza. O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas...