100%

Simples Nacional: Municípios poderão conferir pendências a partir de 8 de outubro

Conforme comunicado nº 18 do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), publicado na tarde desta quinta-feira, 13 de setembro, os Municípios receberão os arquivos com a relação de empresas para análise de regularidade do sistema no dia 08 de outubro.

Cabe aos gestores municipais verificar, a partir do arquivo, se os contribuintes possuem pendências fiscais e/ou cadastrais. Conforme o inciso V do Art. 17 da Lei Complementar 123/2006, não podem recolher os impostos e contribuições na forma do Simples Nacional a Microempresa (ME) ou a Empresa de Pequeno Porte (EPP) que possua débito nas Fazendas Públicas municipais.

Prazos
Após análise, o Município deverá encaminhar à Receita Federal do Brasil (RFB) arquivo listando as empresas com irregularidades. O envio pode ser feito a partir de 15 de outubro, data em que estará disponível o aplicativo de upload do órgão. É recomendável que o gestor encaminhe o primeiro arquivo antes do início do agendamento da opção das empresas, que começa em 1º de novembro.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça a recomendação porque, caso o Município atrase o envio à RFB da relação de CNPJs pendentes, a solicitação de opção para 2019 dessas empresas será agendada, não podendo ser desfeita a não ser por exclusão de ofício. Portanto, é importante os Municípios realizarem a verificação, que pode garantir, além da atualização no cadastro de empresas dos Municípios, mais receita aos cofres públicos.

Agendamento
O agendamento é um serviço que facilita o processo de ingresso no Simples Nacional, possibilitando ao contribuinte manifestar o interesse pela opção para o ano subsequente e antecipando as verificações de pendências impeditivas ao ingresso no regime. Assim, o contribuinte poderá dispor de mais tempo para regularizar as pendências identificadas.
A funcionalidade estará disponível entre 1º de novembro e 28 de dezembro deste ano, no portal do Simples Nacional, no serviço “Agendamento da Solicitação da Opção pelo Simples Nacional”, item “Simples/Serviços”. Não haverá agendamento para opção pelo SIMEI e para empresas em início de atividade.

Arquivo
A RFB disponibilizará o arquivo para cada UF e Município, na pasta TO\\2019 do aplicativo Transfarqs do portal do Simples Nacional. Na plataforma, é possível acompanhar e consultar o envio dos arquivos pelo Ente federado. Para isso, é necessário efetuar consulta por CNPJ no serviço “Verificação de Pendências – Agendamento e Opção” > “Upload de Arquivos de Pendências para o Agendamento e Opção”. A consulta por CNPJ retorna à lista de arquivos enviados pelo Ente com data e hora de recepção, e a informação se o CNPJ constou ou não em cada arquivo.

IMPORTANTE: O arquivo enviado pelos Entes é utilizado para evitar o ingresso no Simples Nacional de empresas que possuam pendências, não servindo para exclusão. Se a empresa já é optante, continuará optante, a menos que seja excluída por algum Ente, observados os procedimentos próprios previstos na legislação.

A área técnica de Finanças da CNM preparou uma Nota Técnica em que orienta os Municípios sobre os procedimentos a serem executados. O material está disponível na Biblioteca do site da CNM e no conteúdo exclusivo, que pode ser acessado com login e senha.

Da Agência CNM de Notícias


Fonte: Portal CNM - Confederação Nacional de Municípios
Protocolos desta Publicação:Criado em: 17/09/2018 - 09:39:56 por: Silvane Correia Biff Figueiro - Alterado em: 17/09/2018 - 09:39:56 por: Silvane Correia Biff Figueiro

Notícias

CNM alerta gestores para cursos na área contábil promovidos pela STN
CNM alerta gestores para cursos na área contábil promovidos pela STN

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta aos gestores municipais para eventos na área contábil que podem auxilia-los na administração local. Em dezembro, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) promoverá os seguintes eventos: II Fórum Siconfi-MSC e VII Workshop XBRL. Os dois eventos acontecem na Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília. A CNM explica que o II Fórum Siconfi-MSC ocorre no dia 4 de dezembro e é voltado para gestores públicos, profissionais...

Consórcio viabiliza instalação de Policlínica para atender 32 Municípios do sul da Bahia
Consórcio viabiliza instalação de Policlínica para atender 32 Municípios do sul da Bahia

No primeiro semestre de 2019, uma Policlínica em Itabuna (BA) deve ser inaugurada para atender a população de 32 Municípios integrados ao Consórcio Público Interfederativo de Saúde. Para isso, no dia 10 de outubro, ocorreu uma visita nas instalações, com apoio da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta: esse é um bom exemplo de iniciativa conjunta que proporciona melhor qualidade de vida para a população de...

CNM aponta motivos para queda na cobertura vacinal em mais de 300 Municípios
CNM aponta motivos para queda na cobertura vacinal em mais de 300 Municípios

Levantamento para analisar motivos da queda na cobertura vacinal no Brasil foi divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta quinta-feira, 20 de setembro. O panorama indica a ausência de salas exclusivas de vacinas como um dos principais fatores para a baixa cobertura vacinal e o não atendimento da meta de imunização de 312 Municípios no ano passado. Os dados ganharam destaque em matéria do jornal O Globo, divulgada com o título Falta de estrutura e...

Projeto altera LRF para retirar despesas com programas de saúde e assistência dos limites de gastos com pessoal
Projeto altera LRF para retirar despesas com programas de saúde e assistência dos limites de gastos com pessoal

A Lei Complementar 101/2000 de Responsabilidade Fiscal (LRF) é reconhecida como um marco para a administração pública. A norma estabelece parâmetros para o gasto público dos Entes federados e tem como premissas básicas o planejamento, o controle, a transparência e a responsabilização. Dentre as muitas propostas que tratam da norma, em tramitação no Congresso Nacional, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 15/2016 retira dos limites de gasto com pessoal as despesas com conselhos...

Sessão Itinetante
Sessão Itinetante

Sessão Itinerante, realizada no dia 19 de setembro de 2018, na Escola de Educação Fundamental Prefeito Dário Crepaldi.

Simples Nacional: Municípios poderão conferir pendências a partir de 8 de outubro
Simples Nacional: Municípios poderão conferir pendências a partir de 8 de outubro

Conforme comunicado nº 18 do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), publicado na tarde desta quinta-feira, 13 de setembro, os Municípios receberão os arquivos com a relação de empresas para análise de regularidade do sistema no dia 08 de outubro. Cabe aos gestores municipais verificar, a partir do arquivo, se os contribuintes possuem pendências fiscais e/ou cadastrais. Conforme o inciso V do Art. 17 da Lei Complementar 123/2006, não podem recolher os impostos e contribuições na...